Por que esse projeto?
Porto Alegre é uma cidade única devido às suas salas de cinema. Dedicadas a uma variedade de filmes que marcaram a história do cinema, que possuem grande teor experimental, que registram a história de um país.
Estes filmes têm um teor cultural que educa, mistura e questiona as percepções de diferentes gerações com aquilo que foi produzido, trazendo a reflexão da história, mas também com aquilo que está em plena produção, através de filmes aos quais o público não teria acesso, se não fosse o trabalho destas salas.
E o acesso a tudo isso é feito de forma democrática, à moda dos antigos cinemas de rua, com ingressos a preços acessíveis e um convite ao público para conhecer as instalações, usando estratégias como eventos de entrada franca, mostras dedicadas ao público infantil, e exibições repetidas em diferentes turnos.
O cinemaempoa é um projeto que homenageia estas iniciativas, feita por quem chegou na capital e teve uma overdose de cultura (literalmente indo parar no capitólio bem numa sessão de Beijo Ardente - Overdose), e através dessas salas pôde aprender mais sobre filmes e a ampla produção cultural que acontece na cidade.
A proposta do projeto
A proposta central do projeto é auxiliar na divulgação dos cinemas alternativos de Porto Alegre e também criar uma base de dados aberta e colaborativa sobre os mesmos.
Atualmente, o projeto engloba quatro cinemas:
- CineBancários
- Cinemateca Capitólio
- Cinemateca Paulo Amorim (na Casa de Cultura Mario Quintana)
- Sala Redenção
Através de técnicas de automatização, nós reunimos as informações sobre quais filmes estão em cartaz e quais seus horários de exibição, criando um ponto único de divulgação e consulta.
Mas não basta registrar. Para manter o espírito das salas homenageadas, essa divulgação pretende-se aberta, de fácil acesso, acessível e respeitosa com a privacidade dos usuários.
- Aberta: a visualização das programações não deve exigir nenhum tipo de cadastro, nem restringir acesso a informação baseada em registro.
- Fácil acesso significa que o site deve ser desenvolvido com foco em facilidade de uso, com informações e instruções claras e sempre fornecendo a fonte das informações mostradas. Facilidade também significa reduzir a quantidade de dados trafegados, permitindo o acesso de usuários com redes lentas, dados limitados ou dispositivos com baixa capacidade de processamento.
- Acessível significa utilizar tecnologias que facilitam e promovem o acesso de usuários com deficiências ou limitações.
- Respeitar a privacidade significa coletar o mínimo de dados de utilização, evitando qualquer forma de tracking ou fingerprinting que possa se mostrar danoso à privacidade dos usuários.
Como participar
Compartilhe o site! Envie para amigos e conhecidos.
Ajude no desenvolvimento! Se você é um desenvolvedor de software, seu trabalho pode facilitar o acesso à cultura de muita gente. Entre em contato com o nosso time através do repositório do github.
Escreva sobre cinema! Se você gosta de escrever críticas, resenhas ou reflexões sobre filmes e cinema, torne-se um escritor colaborador no nosso blog. Entre em contato conosco pelo e-mail cinemaempoa@guilhermegarcia.dev.